23 de abr. de 2011

NOVA CARAPAÇAS DO GOVERNO - PROVA ABC

O que é a Prova ABC? É uma nova avaliação que será aplicada a alunos recém-ingressados no 4º ano do Ensino Fundamental para identificar o nível de alfabetização e de compreensão da matemática, ao final do primeiro ciclo. A Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização acontecerá nos meses de abril e maio de 2011. Ela foi desenvolvida em uma parceria do movimento Todos Pela Educação, o Instituto Paulo Montenegro, a Fundação Cesgranrio e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação).
Ao todo, 262 escolas públicas e particulares foram sorteadas para aplicação da prova, que será feita por seis mil estudantes de todo país.
Nas escolas sorteadas, só uma sala entre todas as do 4º ano terá seus alunos avaliados. Mais do que testar as crianças individualmente, a prova pretende ter uma amostragem de como caminha a alfabetização no Brasil com um todo.
As principais diferenças entre a "prova ABC e Provinha Brasil" são o caráter, o formato e a divulgação dos resultados das provas. A Prova ABC tem caráter experimental e a intenção de avaliar o nível de alfabetização das crianças brasileiras até o 3º ano do Ensino Fundamental. Ela servirá como modelo para futuras provas a serem realizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação). A escola que faz a prova é sorteada. E os alunos respondem a 20 questões relacionadas à Matemática ou ao Português. A redação é obrigatória para todos os estudantes. Além disso, os resultados dessa avaliação serão divulgados para todo país. A intenção é fazer um panorama da alfabetização brasileira no início do Ensino Fundamental.
Já a Provinha Brasil, criada em 2008, é uma avaliação aplicada a alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida pelo MEC. A prova é recomendada para todas as escolas de Ensino Fundamental no Brasil passarem por um diagnóstico do aprendizado de seus estudantes - escolas públicas e particulares podem optar por aplicar ou não a avaliação aos alunos. A Provinha é dividida em duas avaliações com 20 questões cada: uma prova de leitura e outra de matemática. Além disso, ela é aplicada em duas etapas: no início e no fim do ano letivo. Os professores são os responsáveis pela aplicação. Os resultados da Provinha Brasil não são divulgados para todo país. Apenas os professores e gestores de cada escola têm acesso a eles.
É incrível como o governo tenta aliviar a sua barra desenvolvendo supostos diagnósticos sobre o ensino brasileiro, tentando iludir o povo de suas más olíticas públicas e aqueles que de fato servem para melhorar o ensino são postas à prova por ele.
E você, o que acha dessa nova prova?
Dê sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário