23 de abr. de 2011

VOCÊ SABIA??????????????

CULTURA INDÍGENA UMA REALIDADE DAS ESCOLAS PÚBLICAS NACIONAIS.

* OBRIGATORIEDADE OU
* TRABALHA QUEM QUER?
Artigo retirado do site: http://educarparacrescer.abril.com.br

Se você ainda acha que o Brasil foi descoberto em 1500, precisa rever seus conceitos. A história e a cultura deste pedaço de terra à leste de Tordesilhas começou bem antes da chegada das naus portuguesas. E é esta consciência de que o Brasil é anterior a Pedro Álvares Cabral que a escola precisa discutir. É o que prevê a lei 11 645 , que obriga o estudo da história e cultura indígenas em todas as escolas nacionais de Ensino Fundamental e Médio, desde 2008.
A lei 11.645 acrescentou a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígena à lei 10.639, de 2003, responsável por inserir a história afro-brasileira e africana nos currículos escolares. A intenção é fazer com que as questões indígenas e afro-brasileiras sejam abordadas em disciplinas como Educação Artística, Literatura e, claro, História do Brasil.
Sabendo da existência e da importância da lei 11.645, vale ficar de olho no que as instituições de ensino estão fazendo para cumpri-la. Veja abaixo o que a escola do seu filho pode fazer para abordar o conteúdo nas salas de aula e como você, pai, pode contribuir com o processo.
A lei 11.645 mostra a importancia dos indigenas para a construção da sociedade brasileira.É justamente o resultado da relação entre culturas, como aconteceu no Brasil entre os indígenas, os africanos e os europeus o surgimento da INTERCULTURALIDADE.
Segundo o Censo 2000, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no Brasil mais de 734 mil índios. Esses índios se distribuem entre quase 230 povos, que falam 188 línguas diferentes. É interessante destacar que esse número vem crescendo graças ao trabalho cultural de preservação dos povos indígenas.
A história indígena, hoje, diz respeito à história de todos os brasileiros. Como já dissemos, apesar de serem relativamente poucos no Brasil, os indígenas tiveram grande influencia na cultura do país. E é importante reconhecer as origens culturais do Brasil de maneira pedagógica e, dessa forma as escola precisam trabalhar nas aulas essa história.
Fique atento: a lei 11 645 diz que os conteúdos referentes à história e cultura indígena e afro-brasileira devem ser ministrados em todo currículo escolar. Especialmente nas disciplinas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira. Em caso de negligência da escola, é indicado entrar em contato com a Secretaria Municipal ou Estadual da Educação de sua região.
Todos munícipes, pais, entidades precisamos estar atentos ao que tá acontecendo nas nossas escola municipais, e por outro lado fazer valer essa lei participando das decisões dentro da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário